Domingo, Abril 28, 2024
InícioCIDADECurso de Direito da UFGD recebe a 7ª edição do Selo de...

Curso de Direito da UFGD recebe a 7ª edição do Selo de Qualidade OAB Recomenda

Curso de Direito da UFGD recebe a 7ª edição do Selo de Qualidade OAB Recomenda

Dos 1.896 cursos de Direito existentes no Brasil, o da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está entre os 192 cursos que foram contemplados com a sétima edição do Selo de Qualidade OAB Recomenda. 

A cerimônia de entrega foi realizada dia 16/03, em Brasília, oportunidade em que o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, reforçou o prêmio como um instrumento que contribui para garantir a qualidade do ensino jurídico. “É uma importante tarefa cumprir o papel de guiar o controle de qualidade das instituições que formam os profissionais jurídicos. A 7ª edição do Selo de Qualidade OAB, composta por uma comissão mais do que qualificada, dirige os trabalhos em busca de critérios objetivos e precisos. Dessa forma, protegemos a própria sociedade e o cidadão contra abusos e injustiças que lhes venham a prejudicar”, afirmou o presidente da OAB.

A metodologia utilizada para classificação usa o resultado dos estudantes concluintes do curso de direito no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), refletido no conceito Enade dos cursos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), e os resultados de participação e aprovação no Exame da Ordem.

Sobre essa edição do Selo que teve como título “A Luta da Advocacia Brasileira pela Proteção da Educação Jurídica”, o coordenador do curso de Direito da UFGD, Tiago Botelho, que participou da cerimônia de entrega, afirmou que o prêmio é uma prova de que o curso de Direito da UFGD vem construindo um legado nessa linha e de que há um comprometimento por parte dos alunos, dos professores e dos técnicos com a gama de conteúdos que posteriormente resultarão nos índices do Enade e do Exame da Ordem. 

“Nós entendemos, enquanto comunidade acadêmica, que o curso precisa preparar os alunos e alunas para a vida profissional, com uma visão crítica, uma visão humana e uma visão de defesa da democracia. Com o título dessa edição, temos a certeza que o curso vem garantindo ensino de qualidade, e mais, vem construindo um legado, um histórico de defesa da formação jurídica no Brasil. (…) Não basta ter o diploma de bacharel em Direito, é preciso que tenha um diploma comprometido com a defesa da Constituição, com a defesa dos Direitos Humanos e, acima de tudo, que tenhamos profissionais técnicos na área jurídica, profissionais com formação para resolver a seara jurídica e os conflitos sociais que envolvem o Direito”, disse Tiago Botelho.

Em Mato Grosso do Sul, além da UFGD, outros cinco cursos foram contemplados: de Campo Grande e de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e; das cidades de Dourados, Naviraí e Paranaíba da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Outras informações sobre o Selo de Qualidade OAB Recomenda podem ser encontradas no site da OAB: https://www.oab.org.br/noticia/59473/instituicoes-de-ensino-superior-ganham-selo-de-qualidade-oab-recomenda.

Já informações sobre o curso de Direito da UFGD podem ser acessadas em: https://portal.ufgd.edu.br/cursos/direito/index .

Fonte: Dourados Agora

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img