Domingo, Abril 28, 2024
InícioCIDADEProjeto da UFGD contribuirá para elaboração coletiva do luto causado pela pandemia...

Projeto da UFGD contribuirá para elaboração coletiva do luto causado pela pandemia de covid-19 em Dourados

Projeto da UFGD contribuirá para elaboração coletiva do luto causado pela pandemia de covid-19 em Dourados

Serão encerradas nesta quinta-feira, 31 de março, as inscrições on-line para o projeto de extensão “Luto & Arte”, desenvolvido por professores, técnicos administrativos e estudantes dos cursos de Psicologia, Letras e Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Serão realizadas diversas oficinas artísticas e terapêuticas com os enlutados em decorrência da pandemia de covid-19. 

São oferecidas 30 vagas e o projeto é gratuito e aberto à comunidade douradense. Os encontros serão presenciais e semanais com previsão de início em abril. As inscrições podem ser feitas no formulário eletrônico: https://forms.gle/72TCRWdHjKWpU9vp8

Entre os objetivos da iniciativa estão contribuir para a elaboração coletiva do luto e organizar uma exposição em que os participantes, sensibilizados pelas Artes, possam homenagear seus entes queridos. 

De acordo com o projeto, o Teatro de Objetos será utilizado para explorar a capacidade dos objetos de despertar as memórias, sentimentos e reminiscências dos participantes. Esses materiais servirão de base para a produção de textos, imagens e ações poéticas que, ao final do processo, reunidas em um mesmo espaço, comporão uma instalação (memorial) em homenagem às vítimas de covid-19 na UFGD e em Dourados. 

A pandemia assolou o mundo a partir do ano de 2020 e, desde então, no Brasil, foram mais de 659 mil mortos, 10,4 mil deles em Mato Grosso do Sul. Devido à natureza da doença, a grande maioria dessas pessoas foram enterradas sem velório, sem ritual fúnebre e sem um último adeus, o que agravou o luto daqueles que perderam, de forma súbita e violenta, seus entes queridos. 

Por isso, o “Luto & Arte” busca prestar à comunidade um serviço interdisciplinar de cuidado com a saúde mental e de escuta, com ênfase numa parceria com as Artes. O projeto é coordenado pela professora Thissiane Fioreto e promovido pela Faculdade de Ciências Humanas (FCH), Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) e pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFGD (UFGD+Cultura). 

Fonte: Dourados Agora

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img