Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ficar atentos ao prazo de pagamento da taxa de inscrição, que termina nesta sexta-feira, 27 de maio. O valor de R$ 85 é obrigatório para todos que não conseguiram a isenção. A participação no exame será garantida apenas após a confirmação do pagamento da taxa.

Vale recordar que uma das novidades do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a edição deste ano, foi a possibilidade de realizar o pagamento usando o Pix ou cartão de crédito (além do boleto bancário).

Datas do Enem 2022

As provas — tanto a versão impressa como a digital —, serão realizadas em novembro, nos dias 13/11 e 20/11. A aplicação dos testes impressos seguirá o horário de Brasília: a abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h. 

O exame será constituído de quatro provas objetivas e uma redação. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha. Os gabaritos serão divulgados no Portal do Inep até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação do Enem.

Uso de nome social

É importante ressaltar que os candidatos que desejam ser identificados pelo nome social devem efetuar a solicitação após a inscrição entre os dias 23 a 28 de junho. O processo pode ser feito pela internet através da Página do Participante.

Basta apresentar os seguintes documentos: uma foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros (sem uso de óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); e uma cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficial com foto. 

Documentos enviados fora do prazo não serão aceitos. Toda a documentação deve ser anexada e enviada em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB por arquivo.

Importância do Enem

Com mais de 20 anos, o Enem se tornou uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil. As notas do exame servem tanto para ingressar no ensino superior como para participar de programas federais, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Agência Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!