Domingo, Abril 28, 2024
InícioEDUCAÇÃOMato Grosso do Sul representa secretários de Educação em reunião com MEC...

Mato Grosso do Sul representa secretários de Educação em reunião com MEC sobre Novo Ensino Médio

Representando as secretarias de Estado de Educação de todo o Brasil, o secretário Hélio Daher, de Mato Grosso do Sul, participou na terça-feira (14) de um diálogo – via internet – com a equipe do MEC (Ministério da Educação) com foco no andamento da implantação do Novo Ensino Médio em todo o País. 

Ao lado do presidente do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) e secretário de Educação do Espírito Santo, Victor de Ângelo, e do secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, o titular da pasta em MS – que é um dos vice-presidentes do Consed – conversou com a equipe do MEC, liderada pela secretária de Educação Básica, Izolda Cela.

“A pauta foi identificar a melhor maneira de construir um diálogo, trabalhar a evolução desse Novo Ensino Médio, corrigir o que não vem dando certo nesse processo. E criar um instrumento de escuta que, de fato, faça valer a opinião de todos os diretamente envolvidos nesse processo para que a gente possa melhorar ainda mais o Ensino Médio para a juventude brasileira”, afirmou o secretário de Estado de Educação de MS, Hélio Daher.

Também participaram da conversa o presidente do CNE (Conselho Nacional de Educação), Luiz Roberto Liza Curi e o presidente do Foncede (Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação), Ricardo Tonassi Souto (CEE/RJ).

Durante agenda em Paranaíba, nesta terça-feira, secretário participou de conversa remota com o MEC.

“É um momento importante. Precisamos manter o diálogo e considerar como estão os contextos nos Estados. Temos desafios pela frente e muitos já foram superados nestes primeiros anos de implantação”, disse o secretário Hélio Daher.

Com quase duas horas de duração, a conversa foi pautada pela reflexão e sobre a importância da abertura para a discussão de possíveis mudanças na sequência de implantação do modelo colocado em prática desde o ano passado. Em Mato Grosso do Sul, as unidades escolares já trabalham com o atual formato desde 2021, com a implantação total executada desde o início de 2022.

“O Consed se posicionou junto ao MEC no sentido da necessidade do diálogo com os estados, uma vez que nós estamos implementando a reforma. O foco da conversa foi em melhorar o processo de implantação, estabelecendo novas ferramentas de acompanhamento e de escuta com a sociedade em geral, coletando aquilo que não esteja dando certo e agregando boas práticas. De modo geral, ouvimos deles que será realizada uma discussão mais profunda sobre a questão”, completou Hélio.

Novo encontro

Nesta quinta-feira, dia 16 de março, em Brasília (DF), os secretários de Educação de todo o País voltam a se encontrar para uma nova conversa com o MEC. De forma presencial, desta vez a pauta será mais abrangente e fará parte da agenda formulada pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação.

Vinícius Espíndola, SED

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img