Domingo, Abril 28, 2024
InícioCIDADEUFGD tem 14 pesquisadores reconhecidos entre os melhores do Brasil

UFGD tem 14 pesquisadores reconhecidos entre os melhores do Brasil

No Brasil, uma das formas de incentivar e reconhecer os melhores pesquisadores é a concessão de Bolsas de Produtividade, distribuídas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Seja com uma Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) ou uma Bolsa em Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), o objetivo é valorizar profissionais de destaque que atuam na produção científica, tecnológica e de inovação em todo o país. As últimas chamadas realizadas em 2022 para esse tipo de incentivo tiveram 14 pesquisadores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) contemplados.

Isso significa que esses professores estão entre os pesquisadores de mais alto nível do Brasil em sua área. O número de bolsistas produtividade do CNPq é um indicador de relevância e qualidade das atividades científicas realizadas na universidade. A pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP/UFGD), Maricy R. Lindenbah Bonfá, explica que para concorrer a um edital como esse, o docente precisa comprovar a relevância e eficácia nos resultados de sua pesquisa, seja por meio de artigos científicos publicados, patentes, orientações de alunos de graduação ou pós-graduação. “Para a universidade, quanto mais bolsistas de produtividade ela tiver, mais visibilidade terá, nacionalmente, no âmbito da pesquisa científica. Além disso, ter em editais de fomento externo colaboradores ou coordenadores que sejam bolsistas produtividade dá uma peso maior a propostas enviadas para Fundect, CNPq, FINEP, etc, aumentando bastante a probabilidade das propostas serem aprovadas”, complementa Maricy.

Na UFGD, foram selecionados os docentes:

– Chamada CNPq Nº 09/2022 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ: Alexeia Barufatti, Andre Luis Duarte Goneli, Arquimedes Gasparotto Junior, Charlei Aparecido da Silva, Clandio Favarini Ruviaro, Gustavo Graciano Fonseca, Kênia Hilda Moreira, Rodrigo Garófallo Garcia, Simone Simionatto, Veronica Aparecida Pereira, Madalena Maria Schlindwein e Magda Carmelita Sarat Oliveira.

– Chamada CNPq Nº 08/2022 – Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora – DT: Eduardo José de Arruda e Juliana Carrijo Mauad.

Com o resultado dessas duas chamadas, a UFGD passa a ter 41 Bolsistas Produtividade, sendo 39 PQs e 2 DTs.

Fonte: Dourados Agora

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img