Segunda-feira, Abril 29, 2024
InícioSAÚDESES realiza reunião 1ª reunião do Comitê Técnico Estadual das Arboviroses

SES realiza reunião 1ª reunião do Comitê Técnico Estadual das Arboviroses

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou nesta segunda-feira (25), a 1ª reunião do Comitê Técnico Estadual das Arboviroses, com o intuito de deliberar sobre as diversas ações a fim de mitigar os de casos de chikungunya registrados em 50 municípios de Mato Grosso do Sul.

Durante a reunião que contou com a participação de diversas áreas de Saúde (Vigilância em Saúde, Gestão Estratégica, Hospitalar e Atenção Primária à Saúde), as equipes técnicas discutiram quanto o manejo e o fluxo de pacientes referente a dengue e a chikungunya, além do desenvolvimento de ações estratégicas assertivas voltadas ao combate ao mosquito nos municípios.

Entre as principais pautas discutidas estavam: controle de vetores, visitas municipais, efetividade das ovitrampas e disponibilidade de equipamento de UVB pesada em ações pontuais nos municípios. Outro ponto foi quanto a ação da Defesa Civil em parceria com a SES/MS no desenvolvimento de operações com a participação de militares em municípios estratégicos do Estado.

Durante o final de semana, a SES ainda emitiu o alerta epidemiológico relacionado aos casos de chikungunya em que solicitam aos gestores municipais de saúde maior atenção à situação epidemiológica de seus municípios. Alerta Número 14 – Alerta Epidemiológico – Aumento de casos de Chikungunya em Mato Grosso do Sul.

Sinais e Sintomas

O combate ao mosquito Aedes aegypti é de extrema importância. Além da Dengue, o mosquito também é responsável pela transmissão de duas graves enfermidades: a Zika e a Chikungunya. No caso, a Chikungunya é uma arbovirose cujo agente etiológico é transmitido pela picada de fêmeas infectadas do gênero Aedes.

Os sintomas são:

A SES/MS orienta que a qualquer sinal procure uma unidade de saúde.

 

Rodson Lima, SES

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img