Sábado, Abril 27, 2024
InícioDESTAQUESMinistério da Fazenda propõe redução da dívida dos Estados em troca de...

Ministério da Fazenda propõe redução da dívida dos Estados em troca de ampliação do ensino técnico

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresenta uma proposta para reduzir os juros das dívidas dos Estados com a União.

Nesta terça-feira (26), o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou sua proposta para amortizar e reduzir os juros cobrados das dívidas dos Estados com a União. A proposta foi apresentada a um grupo de sete governadores do sul e sudeste.

As taxas de juros reais cobradas no serviço da dívida serão reduzidas de 4% para até 2% para os Estados que se comprometerem a criar e ampliar matrículas no ensino médio técnico até 2030. Os Estados que aderirem ao programa poderão optar por três taxas de juros reais, dependendo das contrapartidas: 3% ao ano, 2,5% ao ano ou 2% ao ano.

Os entes federados poderão reduzir a taxa de juros de maneira adicional, mediante amortização extraordinária do saldo devedor. A redução será de 0,5% para aqueles que amortizarem 10% do saldo e de 1% para os que escolherem amortizar 20% da dívida.

As amortizações poderão ser realizadas em ativos, incluindo participações em empresas públicas. A partir de 2030, cumpridas as metas de expansão do ensino médio técnico, os Estados terão a taxa de juros reduzida de forma permanente. Caso não cumpram as metas, deverão recolher a diferença a título de aporte no programa “Pé de Meia”.

O saldo devedor acumulado dos Estados é de R$ 740 bilhões, sendo que quatro Estados representam 90% desse total. O governo estima que o programa resultará em mais de 3 milhões de alunos matriculados no ensino médio técnico até 2030. Estados com menor dívida terão acesso prioritário a linhas de financiamento e outras ações de apoio à expansão.

Publicado por Luisa Cardoso

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img