Segunda-feira, Abril 29, 2024
InícioCIDADEInclusa na faixa etária permitida, criança que morreu por dengue em Dourados...

Inclusa na faixa etária permitida, criança que morreu por dengue em Dourados não teria se vacinado

Inclusa na faixa etária permitida, criança que morreu por dengue em Dourados não teria se vacinado

A criança de sete anos de Dourados que morreu após contrair dengue não havia se vacinado contra a doença. A informação foi apurada pelo Dourados News juntamente a Vigilância Epidemiológica. É a segunda morte pela doença no município, em 2024. A primeira foi de um homem, de 33 anos, que também não teria se vacinado -relembre aqui-.  

O menor residia no bairro Vival dos Ipês. O início dos sintomas ocorreu no dia 19 de janeiro e óbito ocorreu no dia 29 do mesmo mês, no entanto, foi divulgado no boletim da SES (Secretaria de Estado de Saúde) somente nesta quarta-feira (27 de março). 

Em contato com Emerson Eduardo Correa, gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, o Dourados News foi informado que a morte do garoto estava em investigação e, que a necessidade de análise de resultados laboratoriais e outros encaminhamentos gerou o período de cerca de dois meses para a confirmação do fator resultante. 

“É um procedimento normal da Vigilância Epidemiológica. Todo esse processo leva certo tempo, pois inclui solicitar prontuário onde o paciente foi atendido, montar a cronologia de atendimento, preencher a ficha de investigação, encaminhar para a SES e aguardar o parecer final do Infectologista”, detalhou.

A criança que não possuía comorbidades, apresentou dores musculares, febre, vômitos e dor de garganta, passando pelo primeiro atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), posteriormente esteve em tratamento domiciliar com antibióticos e como não apresentou melhoras no quadro, a família procurou atendimento em unidade hospitalar (Cassems), onde houve hospitalização. Depois ocorreu transferência para o HU (Hospital Universitário). Mesmo diante do acompanhamento médico, a vítima não resistiu. 

Dourados disponibiliza a imunização contra a dengue, desde o dia 03 de janeiro, sendo a cidade pioneira na ação para a população em massa. O público com idade entre 04 e 59 anos pode receber as doses. 

Média incidência

Dourados figura com média incidência da doença, quando o registro é de 100 a 300 casos por 100 mil habitantes, conforme o boletim da SES. 

Os dados apontam para 366 casos prováveis da doença, considerando a população média de 243.368, ou seja 150,4 de média.  O número de casos confirmados chega a 25.

Em todo o Mato Grosso do Sul são 3.763 casos confirmados da doença e 11.048 em investigação. Além de seis mortes confirmadas e 11 ainda investigados.

O número de cidades com alta incidência figura para 44. Entre os municípios que mais registraram casos confirmados recentemente estão Mundo Novo (51), Itaquiraí (20), Japorã (06) e Aral Moreira (05). 

 

Fonte: Dourados News

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img