Segunda-feira, Abril 29, 2024
InícioDESTAQUESRenda do trabalhador cresce em fevereiro, enquanto mais pessoas estão na fila...

Renda do trabalhador cresce em fevereiro, enquanto mais pessoas estão na fila por emprego no Brasil, aponta IBGE

Taxa de Desocupação Aumenta, mas Rendimento Médio Também Sobrevive

Dados da PNAD Contínua divulgados pelo IBGE mostram que a taxa de desocupação no Brasil atingiu 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro de 2024. Embora tenha havido um aumento de 0,3 ponto percentual em relação ao trimestre anterior (encerrado em novembro de 2023), essa taxa ainda está abaixo da registrada no mesmo período do ano passado (encerrado em fevereiro de 2023), que era de 8,6%.

O aumento da taxa de desocupação nessa época do ano está relacionado ao retorno de pessoas que haviam interrompido a busca por trabalho em dezembro e voltaram a procurar ocupação nos primeiros meses do ano seguinte, conforme explicou Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE.

Os dados da PNAD Contínua indicam que o número de pessoas buscando trabalho no final de fevereiro chegou a 8,5 milhões, com um aumento de 4,1% em comparação ao trimestre anterior. Esse acréscimo equivale a 332 mil pessoas em busca de ocupação.

É importante notar que esse foi o primeiro aumento desse contingente desde o trimestre encerrado em abril de 2023. Apesar disso, o número total de desocupados ainda ficou 7,5% abaixo do registrado no mesmo período móvel de 2023 (que era de 9,2 milhões de pessoas).

A alta na taxa de desocupação se deveu especificamente ao aumento da procura por trabalho, uma vez que o número de pessoas empregadas no país permaneceu estável, com 100,2 milhões de trabalhadores, sem variação estatisticamente significativa em relação ao trimestre anterior. Além disso, a população ocupada está 2,2% acima do contingente registrado no mesmo período móvel do ano passado (que era de 99,1 milhões de trabalhadores).

Outro destaque da PNAD Contínua foi o aumento na remuneração dos trabalhadores brasileiros. O rendimento médio das pessoas ocupadas chegou a R$ 3.110, com um crescimento de 1,1% no trimestre e 4,3% na comparação anual.

Adriana Beringuy acredita que as atividades relacionadas ao setor de alojamento e alimentação tiveram um papel importante nesse aumento da renda, mesmo para os trabalhadores informais desse setor.

No caso do rendimento no setor de administração pública, saúde e educação, a coordenadora menciona que houve dispensa de trabalhadores temporários da área de educação pública. Esses trabalhadores temporários, principalmente das escolas municipais, têm rendimentos menores, o que pode ter contribuído para elevar a média dos rendimentos nesse grupo de atividades .

 

Fonte: Inteligência Financeira

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img