Segunda-feira, Abril 29, 2024
InícioDESTAQUESRiedel e Tarcísio se encontram em SP para tratar de avanços em...

Riedel e Tarcísio se encontram em SP para tratar de avanços em infraestrutura e logística

Governadores discutem estratégias para impulsionar a infraestrutura econômica

O governador Eduardo Riedel formalizou, durante visita oficial ao Palácio dos Bandeirantes, um pleito junto ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para a reativação da ferrovia Malha Oeste e a ampliação da hidrovia Tietê-Paraná. Acompanhado do vice-governador Barbosinha e do secretário Jaime Verruck (Desenvolvimento), o chefe do Executivo destacou a importância estratégica da diversificação de modais de transporte para impulsionar as cadeias de produção.

Além disso, geração de emprego, renda e outros projetos fundamentais para as políticas públicas dos dois estados também estiveram na pauta dos líderes. O governador Eduardo Riedel ressaltou que governadores comprometidos com resultados e políticas públicas efetivas são essenciais para o desenvolvimento.

Tanto a Malha Oeste quanto a Tietê-Paraná são eixos de transporte que conferem nova dinâmica à infraestrutura econômica sul-mato-grossense. A divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo é a segunda maior extensão entre as cinco unidades da federação limítrofes ao território sul-mato-grossense e também abriga o maior contingente populacional.

O secretário Jaime Verruck explicou que houve um alinhamento de necessidades de investimento para revitalizar a Malha Oeste, especialmente em relação ao volume de carga de Mato Grosso do Sul para o Porto de Santos. Uma agenda junto ao ministro dos Transportes, Renan Filho, está prevista para buscar esse alinhamento estratégico entre o Governo Federal e os governos de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Além disso, foram discutidos investimentos no trecho sul-mato-grossense da Malha Oeste, onde a linha férrea será de bitola larga. Também avaliaram o trecho paulista, que, embora tenha um menor volume de embarques, pode receber trens intermunicipais.

Quanto à hidrovia Tietê-Paraná, o avanço das obras no município paulista de Avanhadava foi debatido. Essas obras tornarão a hidrovia navegável também a partir de Mato Grosso do Sul, com previsão de conclusão para o ano de 2026.

Além das questões de infraestrutura e logística, a comitiva de Mato Grosso do Sul também abordou a possibilidade de um convênio relativo a títulos de cota de reserva legal e outras pautas de interesse nacional e estadual.

O governador Eduardo Riedel enfatizou a convergência entre as gestões de desenvolvimento e crescimento de São Paulo e Mato Grosso do Sul, com foco na criação de oportunidades de emprego e renda para toda a sociedade.

Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS

Fotos: Marcelo S. Camargo/Governo de SP

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img